19 de março de 2019 21:37
A Biblioteca Pública de Évora deu hoje, 19 de março, o pontapé de saída no projeto de incentivo à leitura "Livro Direto - leitura para futebolistas".
Esta iniciativa representa a fase piloto do projeto e resulta da cooperação entre a Biblioteca Pública de Évora, o Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais e a Junta de Freguesia dos Canaviais, com o apoio da Biblioteca da Escola Básica dos Canaviais, que também é Pólo de Leitura da Biblioteca Pública de Évora.
Justificação do projeto
O projeto LIVRO DIRETO: Leitura para Futebolistas pretende aproximar os jovens entre os 6 e os 18 anos, praticantes de desporto nos escalões infantis, juvenis e juniores de Clubes ou Associações Desportivas sediadas na área de influência da Biblioteca Pública de Évora.
O futebol é um fenómeno mundial que arrasta multidões e move paixões exacerbadas. Por esta razão, é muitas vezes colocado em contraponto, ou mesmo como oposto, a hábitos de fruição cultural, designadamente a leitura e a escrita. Este projeto pretende demonstrar que a cultura - e mais especificamente a leitura - não é incompatível com a prática desportiva em geral, nem com o futebol em particular.
As estatísticas demonstram que, apesar dos esforços desenvolvidos pelo Plano Nacional de Leitura, pelo sistema educativo nacional e pelas redes de bibliotecas (públicas e escolares), muitos jovens abandonam os seus hábitos de leitura na pré-adolescência, convencidos da incompatibilidade entre o gosto pela leitura e a prática de outras atividades. Outros fazem-no porque é socialmente veiculada a ideia de que ler é aborrecido, é para “cromos” e alunos “marrões”.
Acreditamos que associar a leitura a uma prática tão bem aceite e seguida por toda a população, como é o futebol, pode fazer a diferença e ajudar a mudar mentalidades.
Mas sobretudo, e porque sabemos que os escalões de formação dos desportistas não pretendem formar apenas o Atleta, mas também o Homem, acreditamos que este projeto pode contribuir para a formação de cidadãos mais informados, solidários e justos, e que, a montante, pode ajudar os jovens envolvidos na obtenção de melhores resultados escolares e académicos.
Embora a designação exclua outras modalidades, o projeto pode, caso se verifique a manifestação de interesse por parte de dirigentes e praticantes de outras modalidades, ser alargado a outros desportistas.
Concretização do projeto
O projeto LIVRO DIRETO: Leitura para Futebolistas decorrerá em edições anuais, coincidentes com as épocas desportivas.
Sem prejuízo da inclusão progressiva de novas práticas ou iniciativas, estão neste momento previstas as seguintes atividades para o projeto LIVRO DIRETO: Leitura para Futebolistas:
1. Liga da leitura
Mensalmente, um dos treinos é substituído por uma sessão do Clube de Leitura, a que chamaremos Jornada da Liga.
Em cada jornada, ou seja, em cada reunião, os jogadores, em conjunto com o dinamizador, escolherão um livro para ler. Na jornada seguinte, o livro será discutido entre todos. Todos os membros do Clube podem apresentar sugestões de leitura. As regras deste Clube são simples:
a) todos devem ler o livro escolhido;
b) todos têm direito à sua opinião e a expressá-la livremente, sem qualquer tipo de censura ou crítica (ou seja, não há certos nem errados);
c) todos devem tratar-se mutuamente com respeito.
No final da jornada, todos devem votar o livro, atribuindo-lhe um cartão verde (caso recomendem), amarelo (caso não tenham gostado nem desgostado) ou vermelho (caso tenham detestado).
Os resultados desta votação e do debate serão divulgados nos canais de comunicação da BPE e nos do próprio Clube. Serão também divulgadas fotografias de todo o projeto, desde que autorizadas.
2. Leitura em contra-ataque
Se o desejarem, os jovens atletas podem dar indicação dos temas que preferem e a BPE poderá levar um cabaz com livros para empréstimo domiciliário, em cada jornada da Liga de Leitura.
3. Prolongamento de leitura
Serão convidados todos os elementos direta ou indiretamente ligados ao Clube (dirigentes, equipa técnica, pais, adeptos) a deixarem-se fotografar com o livro que estão a ler ou com o livro que mais os marcou, e a dizerem uma ou duas frases sobre esse livro, para divulgação nos canais e comunicação da BPE e do Clube.
Participação no projeto
Os Clubes ou Associações Desportivas interessadas poderão inscrever-se através do envio, para a Biblioteca Pública de Évora, da seguinte informação:
- Escalões que pretende incluir (idades) e respetivo número de jogadores
- Data de início dos treinos de formação
- Proposta de datas para as Jornadas da Liga de Leitura (reunião mensal do clube de leitura)
A informação solicitada deve ser enviada até 30 dias antes do início da época desportiva por email, para o endereço bpevora@bpe.pt, com a designação do projeto LIVRO DIRETO: Leitura para Futebolistas no campo de assunto.
A participação no projeto implica a inscrição de todos os participantes como leitores da BPE (processo totalmente gratuito, para o qual apenas é necessária a apresentação do Cartão de Cidadão e a autorização dos Pais/Encarregados de Educação, no caso dos menores de 16 anos).
Todo o projeto é gratuito e não envolve qualquer custo para nenhuma das partes envolvidas. No entanto, quer a BPE, quer os Clubes aderentes podem e devem tentar angariar descontos ou benefícios para os jovens inscritos/participantes.