Esta estratégia tem como objetivo aproximar a Biblioteca dos seus leitores e dar-lhe maior visibilidade para que a utilização dos seus serviços possa crescer. Por outro lado, a hipótese de criar novas frentes de contacto com a população e novos espaços para colocação de livros permite um escoamento do fundo documental gerado pelo Depósito Legal que não pode ser ignorado. Embora com um impacto relativamente reduzido, a colocação de fundo documental em unidades de dimensão necessariamente pequena tem permitido o acesso a bibliografia que de outra forma estaria fechada em depósitos intermináveis.
Com base nesta intenção de criação de serviços de proximidade, foi estabelecido contacto com a Junta de Freguesia de Valverde e Guadalupe (1150 habitantes), que em tempos havia manifestado a intenção de disponibilizar aos fregueses uma pequena biblioteca. Em resultado desta parceria, os pólos da BPE em Valverde e Guadalupe foram inaugurados a 23 de Abril de 2014, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, e iniciaram o percurso da estratégia «+Biblioteca, mais perto de si».
Após esta primeira experiência, surgiu o contacto da Freguesia do Bacelo e Senhora da Saúde Bacelo (com cerca de 18 mil habitantes), que resultou na criação de mais dois pólos, respetivamente nos bairros do Bacelo e da Senhora da Saúde, que vieram a entrar em funcionamento em Julho de 2014. Seguiu-se a Junta de Freguesia da Malagueira e Horta das Figueiras (22 mil habitantes), onde foi inaugurado em janeiro o pólo da Horta das Figueiras, estando prevista a criação de um quiosque de leitura na Malagueira.
Entretanto, foi ainda possível estabelecer uma parceria com o Tribunal da Relação de Évora que resultou na criação de um pólo especializado, destinado à utilização dos magistrados do TRE, mas também acessível ao público, contendo grande parte da documentação jurídica recebida por via do depósito legal.
No quadro da Rede de Bibliotecas Escolares de Évora (RBEV), foram também estabelecidas, até ao momento, parcerias com quatro escolas de Évora, para enriquecimento do fundo documental das respetivas bibliotecas através da criação de núcleos descentralizados da BPE.
As parcerias aqui referidas foram protocoladas com as entidades parceiras, sendo salvaguardada a garantia de acesso livre e universal às coleções da BPE, quer presencialmente, quer com recurso ao empréstimo interbibliotecas através de circuitos pré-definidos. É de extrema importância a consciência pública de que o fundo disponível não se limita à coleção presente fisicamente no espaço de cada pólo ou núcleo, mas que toda a bibliografia corrente da BPE pode ser requisitada e será entregue no local onde foi pedida no prazo máximo de 24 horas.
Todos os pólos e núcleos desconcentrados dispõem gratuitamente do sistema de gestão documental utilizado pela BPE (GiB – Gestão integrada de bibliotecas), o que permite a realização em tempo real de operações de reserva, empréstimo, renovação e devolução dos documentos, bem como a inscrição ou a atualização de dados dos leitores. Em qualquer momento, em qualquer ponto da rede, é possível saber onde se encontra determinado livro, se está disponível, emprestado ou reservado e proceder à sua reserva ou colocação em lista de espera.